Você não faz parte de nenhum clube da madrugada que acorda as 3:00 AM, 4:00 AM ou 5:00AM. Eu já fiz e você?
Essas duas citações do título que o livro "Essencialismo" cita no seu capítulo 8 e define como pensamentos antigos e ultrapassados, revelam que devemos sempre ponderar!
No capítulo supracitado intitulado de: DORMIR, proteja seu maior patrimônio, o autor Greg Mckeown, traz inúmeras pesquisas, como o estudo que Malcolm Gladwell realizou com violinistas e popularizou como a "Regra das 10 Mil Horas", provando que trabalho duro basta para se tornar um violinista excepcional. O curioso foi o segundo fator mais importante para diferenciar bons de excepcionais, "o sono".
Outro artigo mencionado é "Déficit de sono: o exterminador do desempenho" publicado pela revista Harvard Business Review. Nele Charles A. Czeisler, compara o déficit de sono a beber em excesso, ele conclui que virar uma noite de sono induz uma debilidade equivalente a 0,1% de álcool na corrente sanguínea.
Jeff Bezos já afirmou que fica mais alerta e pensa com mais clareza depois de dormir 8 horas.
Mark Andreessen, um dos fundadores da Netscape revelou que se dorme apenas 7 horas o seu desempenho se altera, 6 horas fica abaixo do ideal e 5 horas é um grande problema.
Esses dois foram citados em um artigo intitulado: " DORMIR É O NOVO SÍMBOLO DE STATUS DOS EMPREDEDORES DE SUCESSO".
Bill Clinton confessou que todos os erros da sua vida foram resultados da falta de sono. Ok, esta confissão pode ser um pouco suspeita, rs.
Fato é que devemos sempre ponderar. O que nos faz bem? Até que ponto a minha dedicação excessiva está prejudicando minha saúde?
Eu gosto muito e sigo o ex-nadador da Seleção Brasileira, treinador de alta performance, mestre em Ciências do Esporte, empresário e escritor best-seller, Joel Jota. Ele prioriza: Saúde, Família e Trabalho. No entanto diz que nem sempre essas prioridades são imutáveis. Depende da situação pessoal e da sua condição de vida. Mas, confesso que sigo essa trinca fielmente. É meu pódio.
Infelizmente muitos gestores não enxergam o ganho de produtividade que uma boa noite de sono traz. Também não vislumbram os perigos que poucas horas de sono podem acarretar. Por exemplo, uma jornada que se finaliza às 23:00 e se inicia as 6:00. Sendo otimista o funcionário teria 5 horas de sono, levando em conta o desguarnecer e o trajeto até sua residência. Logo, trabalhos complexos como a manutenção de aeronaves, pilotagem, trabalhos com explosivos, entre outros, deveriam ser melhores geridos neste ponto.
Se você é um gestor, um líder. Fique atento. Será que você nota isto na sua equipe?
Não há receita 100% eficaz.
Pondere, identifique e corrija.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário